
AENBIO X LIXO DO MAR
AENBIO e a Transformação do Lixo do Mar
A AENBIO CIA DOS PORTOS está liderando uma iniciativa para combater a poluição plástica nos oceanos ao transformar resíduos marinhos em combustíveis renováveis. Em parceria com a empresa espanhola – Landfillsolutions, especialistas em gestão sustentável de resíduos e eficiência energética, a AENBIO busca implementar tecnologias avançadas capazes de converter todos os tipos de resíduos em energia limpa.
O primeiro centro de processamento no Brasil, focado em biomassa marítima, visa se tornar um Centro Global de Processamento Energético do Lixo do Mar, destacando o país como pioneiro na inovação sustentável. Com capacidade para processar até 600 toneladas de resíduos por dia, em cada unidade, projetará a geração diária de mais de 200 quilogramas de combustíveis renováveis para navegação, colocando o Brasil na vanguarda da produção de energia limpa.
A AENBIO também pretende, junto às Nações Unidas, lançar um novo capítulo na Ação Global para os Oceanos, posicionando o Brasil como um exportador de soluções sustentáveis. O projeto não apenas aborda a crise ambiental causada pela poluição plástica, mas também promove a preservação dos ecossistemas e o desenvolvimento de tecnologias para mobilidade marítima com combustíveis sintéticos renováveis, tornando o transporte naval mais limpo e sustentável.
Alinhado com as metas de desenvolvimento sustentável, o projeto reforça o compromisso do Brasil com práticas ambientais responsáveis e com a descarbonização, consolidando o país como líder na economia verde.
A AENBIO está preparada para colaborar ativamente na realização deste projeto e contribuir para um futuro mais sustentável, promovendo a inovação tecnológica e a preservação ambiental.
Com a tecnologia de gaseificação (termolise) integrada a aplicação enzimática, desenvolvida pela Landfillsolution, além do combustível renovável, transformará os resíduos plásticos em hidrogênio verde, reduzindo custos operacionais e gerando receitas adicionais para os municípios. Este projeto está perfeitamente alinhado com as estratégias ambientais do governo e representa uma solução sustentável e inovadora para a matriz energética renovável.
As Centrais de Geração de Ecoeletricidade, combustíveis sintéticos e Hidrogênio verde da Cia dos Portos serão estrategicamente localizadas em terminais portuários próximos aos rios que mais contribuem para a poluição oceânica. Essa localização facilitará a logística de coleta e processamento dos resíduos plásticos provenientes do continente.
A instalação dessas usinas de reciclagem energética nos terminais portuários da costa brasileira está perfeitamente alinhada com a estratégia de gestão ambiental definida pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, bem como pela Marinha do Brasil.