
COMBUSTÍVEL DO FUTURO
Proposta de Produção do Combustível NITHROL 30
O NITHROL30 será produzido como um combustível marítimo sintético inovador e sustentável, desenvolvido para abastecer motores a diesel no setor marítimo como um Very Low Sulfur Fuel Oil (VLFSO) de baixo carbono. Este combustível será projetado para atender a rigorosas especificações de desempenho, sustentabilidade e conformidade com as exigências ambientais futuras.
Com um elevado número de cetano, o NITHROL30 proporcionará uma combustão mais eficiente e completa. Este indicador crucial da qualidade do combustível mede a facilidade e eficiência da ignição em motores a diesel, onde um valor mais alto resultará em menores emissões e melhor desempenho do motor.
O processo de produção do NITHROL30 envolverá a conversão de resíduos plásticos através de gaseificação ou termólise. Este processo garantirá que o plástico, ao ser transformado, já tenha passado por uma neutralização completa do enxofre. A ausência deste elemento químico evitará a formação de dióxidos de enxofre durante a combustão, substâncias que são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana, além de reduzir a corrosão dos motores, prolongando assim a vida útil dos equipamentos.
A viscosidade cinemática do NITHROL30 será meticulosamente ajustada para assegurar estabilidade à oxidação e desempenho confiável em motores marítimos. A viscosidade adequada será essencial para a lubrificação dos componentes do motor e para a eficiência da combustão.
Este combustível será produzido com 70% de óleo obtido do processamento de resíduos plásticos marinhos e 30% de óleo derivado de biomassa de algas marinhas. Essa combinação representará um avanço significativo na produção de combustíveis marítimos sintético renováveis. Características como alto número de cetano, zero teor de enxofre e viscosidade cinemática otimizada farão do NITHROL 30 uma solução eficiente e ambientalmente favorável para a descarbonização do setor marítimo.
A produção do NITHROL 30 estará em plena conformidade com as regulamentações da Organização Marítima Internacional (IMO), como a IMO 2020, que limita o teor de enxofre nos combustíveis marítimos a 0,5%.
Os Portos de Santos/SP e os fluminenses, com uma demanda combinada superior a 300 milhões de litros de VLFSO por mês, serão mercados-chave para o NITHROL 30. A introdução deste combustível sustentável nesses portos não só atenderá à grande demanda por combustíveis marítimos de baixo teor de carbono e zero enxofre, mas também posicionará o Brasil como um líder em sustentabilidade marítima.
O NITHROL 30 representará um avanço significativo para a indústria marítima na busca por combustíveis mais limpos e sustentáveis. Sua produção a partir de resíduos plásticos e biomassa de algas marinhas não apenas contribuirá para a redução de resíduos plásticos nos ecossistemas, mas também promoverá a inovação tecnológica e a sustentabilidade ambiental. Este combustível será uma prova de que é possível aliar alta performance a um compromisso ambiental, posicionando-se como uma solução viável para a descarbonização do setor marítimo.